Como usar a Copa do Mundo para impulsionar o seu negócio
04.11.22
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O maior evento esportivo do planeta já está perto de começar e você ainda tem tempo de aproveitar o gancho da Copa do Mundo para dar um gás no seu negócio. Todos sabemos o quanto a sazonalidade é importante para o comércio e a prática de explorar datas comemorativas vem sendo cada vez mais incorporada ao e-commerce e ao Marketing Digital.
A 30° edição do Webshoppers (Pesquisa que busca difundir informações sobre o comércio eletrônico no Brasil) afirmou que o setor de e-commerce nacional faturou cerca de R$16 bilhões no semestre antecedente à Copa de 2014. E neste ano as coisas também prometem prosperar, já que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP apontou que 81% dos comerciários afirmam ter a expectativa de serem afetados pelo evento.
O fim de ano é um período no qual as empresas começam a se preparar para o Natal, que é um período onde o fluxo de vendas naturalmente aumenta, e ter um outro grande evento na mesma época é uma boa oportunidade para impulsionar as vendas ainda mais, levando em conta que nos dois últimos meses do ano as pessoas estão mais propensas a gastar.
De certo que alguns setores são mais aquecidos do que os outros nesse período, como é o caso do setor alimentício e de roupas, mas não existem empecilhos para mentes criativas e você tem o mundo inteiro nas suas mãos para agarrar essa oportunidade de ouro.
Mas o que fazer?
Se o seu negócio tiver um ponto físico ou espaço propício, uma boa forma de confraternizar com clientes e, junto a isso, atrair vendas e visitação à loja, é a realização de eventos temáticos. Montar um espaço criativo e com aperitivos para assistir aos jogos é uma boa ideia.
Mas se isso não for possível, sempre há a oportunidade de realizar eventos online, lives com profissionais, bolões esportivos valendo prêmios da marca e muito mais. Disponibilizar cupons de desconto baseados nos placares ou datas de jogos também é uma boa estratégia para lojas virtuais.
Quais cuidados tomar
A maior preocupação que você terá durante esse período é com relação aos direitos comerciais que não podem ser violados em campanhas e ações promocionais. Somente a FIFA e os patrocinadores oficiais têm direito a divulgar a marca da Copa do Mundo, assim como símbolos, mascotes, imagens dos jogadores etc. Sempre há a possibilidade de solicitar a licença de uso de imagem à Confederação Brasileira de Futebol, mas essa liberação costuma custar caro.
O ideal nessa situação sempre será se aproveitar de elementos e ícones que remetem ao evento, mas não são necessariamente patenteados, como uma bola de futebol aleatória e as cores da nossa bandeira.
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